INFORMAÇÕES E SABERES E.E.FAZENDA DA BETÂNIA

UM CANAL DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM VISTA DE DIVULGAR AÇÕES E PROJETOS.

ESPAÇO DO PROFESSOR

  • Início
  • INFORMES
  • PROJETOS E AÇÕES
  • LIVROS RECOMENDADOS-BIBLIOTECA
  • ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
  • FOTOS
  • PROETI
  • REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO - MEIO AMBIENTE
  • SISTEMA DE GESTÃO DE NOTAS E FREQUÊNCIAS - SGNF
  • SITES INDICADOS PARA PROFESSORES
  • FILOSOFANDO
  • GPER
  • SRE NOVA ERA
  • PORTAL DO PROFESSOR MEC
  • ENEM
  • REVISTA MUNDO JOVEM
  • REVISTA DIÁLOGO
  • ARTIGOS SUGERIDOS
  • Videoteca

Videoteca


Vídeos para o projeto Paz na escola
CRIANÇAS INVISÍVEIS

A PAZ - GILBERTO GIL

SEMEANDO A CULTURA DE PAZ NA ESCOLA

A PAZ NAS RELIGIÕES

EU SÓ PEÇO A DEUS - Música e vídeo



Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Quem sou eu

ESCOLA ESTADUAL DA FAZENDA DA BETÂNIA
Ver meu perfil completo

Tradutor

NOSSAS POSTAGENS

  • CULMINÂNCIA DOS PROJETOS " VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO, PAZ NA ESCOLA E SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA"
    Realizou-se hoje, 06 de dezembro a culminância dos projetos trabalhados no decorrer do segundo semestre de 2014 em nossa escola, com os tem...
  • DIA "D" NA ESCOLA
    TODA ESCOLA DEVE FAZER A DIFERENÇA Realizado no dia 12 de agosto o  encontro do Dia ''D" na Escola, as atividades for...
  • 1° TORNEIO DE FUTEBOL DE TRAVINHAS E.E. DA FAZENDA DA BETÂNIA
    A Escola Estadual da Fazenda da Betânia – Pedreira (Itabira.MG), realizou no último dia 10 de junho o 1° TORNEIO DE TRAVINHAS que aconte...
  • A ESCOLA QUE QUEREMOS
    A escola de que precisamos urgentemente, é uma escola em que realmente se estude e se trabalhe. Quando criticamos, ao lado de outros educad...
  • PROJETO DE LEITURA VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
    https://www.flickr.com/photos/128155746@N02/sets/72157648953214021/
  • NOSSA ESCOLA MARCA PRESENÇA NO 3º CONGRESSO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS
    O 3º Congresso de práticas educacionais promovido pela MAGISTRA (Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Min...
  • ALUNOS DO REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO DA E.E.DA FAZENDA DA BETÂNIA PARTICIPAM DE SEMANA DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE EM ITABIRA.
    Nossos alunos, participaram no dia 04 de junho das oficinas da semana de proteção ao meio ambiente. Os alunos cursam o primeiro ano do ensi...
  • PROJETO PAZ NA ESCOLA
    AS ATIVIDADES DO PROJETO PAZ NA ESCOLA SE INICIAM COM BASTANTE ENTUSIASMO. COMO INICIATIVA AO PROJETO DO DIA D DE ENSINO RELIGIOSO, NOS...
  • PROFESSOR E DIRETORA DA ESCOLA RECEBEM HOMENAGENS NA CÂMARA DOS VEREADORES DE ITABIRA
     Na última  reunião ordinária da câmara de vereadores de Itabira do dia 30 de setembro, receberam a Moção de aplausos  o professor Jhonatan...

Arquivo do blog

  • março (1)
  • dezembro (1)
  • novembro (4)
  • outubro (2)
  • setembro (4)
  • agosto (2)
  • julho (7)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

ENSINAR, APRENDER: PAULO FREIRE

Ensinar, aprender:
leitura do mundo, leitura da palavra

NENHUM TEMA mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existeensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos.

O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer. Alguns desses caminhos e algumas dessas veredas, que a curiosidade às vezes quase virgem dos alunos percorre, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante. Mas agora, ao ensinar, não como um burocrata da mente, mas reconstruindo os caminhos de sua curiosidade —razão por que seu corpo consciente, sensível, emocionado, se abre às adivinhações dos alunos, à sua ingenuidade e à sua criatividade — o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado.

Ver Freire, Paulo. Pedagogia da esperança — um reencontro com a Pedagogia do oprimido, Paz e Terra, 1992

Professor Jhonatan dos S.E.E. DA FAZENDA DA BETÂNIA . Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.