PROJETOS E AÇÕES

                 RELAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM NOSSA ESCOLA

                             PROJETOS COM  DIREITOS AUTORAIS/ISBN

Diretora: Mirviane Marcelo dos Santos
Superintendência Regional de Ensino de Nova Era
Autor/professor: Jhonatan dos Santos Ferreira ISBN: 978-85-86503-63-4

              TÍTULO: Projeto de leitura Valorização das Relações étnico-raciais

O projeto de leitura valorização das relações étnico-raciais surgiu da necessidade de abordar de forma transversal a temática das relações étnico raciais envolvendo todas as disciplinas, criando oportunidades para que toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro no Brasil e na sua construção da cidadania plena. Além disso, colocar em discussão uma questão tanto antiga quanto atual como o racismo e o antirracismo no Brasil, desenvolvendo assim as competências de reflexão na identidade, de modo a pensar e agir contra todas as formas de discriminação existentes nos ambientes escolares e também fora dele. Ressaltando que a Escola está inserida em uma realidade pertencente às comunidades quilombolas de Itabira.  Para tanto, faz-se necessário à escola, reverter esta situação adversa tecendo assim novas propostas, fazendo frente às situações discriminatórias que crianças, jovens e adolescentes negros estão expostos ao ambiente escolar e na sociedade como um todo. A Escola Estadual da Fazenda da Betânia está inserida no Bairro Pedreira do Instituto, zona urbana da cidade de Itabira- MG, com cerca de 5000 mil habitantes, o bairro carece de ações de intervenções politicas e sociais. É um bairro com alto nível de vulnerabilidade social e não conta com o trabalho efetivo de parcerias das entidades públicas da cidade, deixando assim, grande parte do papel de socialização e formação ética e também de inserção social sob a responsabilidade da escola, uma vez que esta é também o único espaço de convivência e formação dos nossos educandos e de toda a comunidade. Demos inicio aos trabalhos no mês de agosto de 2013 com a socialização do projeto e sua implementação entre os meses de setembro e outubro de 2013. Os trabalhos foram direcionados e acompanhados de forma interdisciplinar, onde cada professor dentro de sua disciplina se responsabilizou de realizar as atividades voltadas para a temática do projeto, ressaltamos que fomos subsidiados pelos livros: Educação das relações Étnico-raciais e o Almanaque negro de Rosa Margarida de Carvalho Rocha, e entre outras bibliografias que foram surgindo ao longo do trabalho. As atividades foram pensadas em conjunto e os professores se dispuseram a construir juntos um banco de atividades que serviu de apoio para as atividades nas diversas disciplinas, a criatividade e o espirito de colaboração fizeram parte do nosso dia a dia nas salas, nas oficinas e na culminância. Das atividades desenvolvidas e responsáveis:
Ø  O acompanhamento, orientações, ciclos de debates, seminários temáticos e seleção de textos e subsídios ficaram sob responsabilidade do idealizador do projeto, o professor Jhonatan dos Santos Ferreira  (filosofia e sociologia em todas as turmas do  ensino médio).
Ø  Elaboração de um dicionário ilustrado das palavras africanas inseridas na Língua Portuguesa- (Professores de Português dos 6º anos).
Ø  Pesquisas de textos sobre a temática, reportagens e notícias para a criação de uma coletânea de textos -(Professores de Português dos 7º anos).
Ø  Análise de gráficos e tabelas sobre a população negra no Brasil-(As professoras de matemática do 6º e 7º ano, juntamente com os alunos analisaram gráficos e tabelas de atividades matemáticas relacionadas às questões raciais no Brasil).
Ø  Biografia dos atletas negros brasileiros, suas atividades físicas e sua alimentação e cuidados com a saúde-(o professor de ciências do 7º e 8º anos realizou uma pesquisa sobre as personalidades negras inseridas no esportes, bem como sua alimentação e cuidados com a saúde).
Ø  Origem da musicalidade negra: a história do RAP –(A professora de Língua Inglesa abordou com os alunos do 6º ao 9º ano sobre a musicalidade negra e sua influência nos Estados Unidos e no Brasil. Realizaram tradução de letras de rap e de cantores negros americanos e compararam com o perfil do rap brasileiro).
Ø  Comparação dos negros antigamente x atualmente: seus modos de vida, hábitos alimentares e higiênicos, elaboração de um mural com os pratos típicos africanos que foram introduzidos na culinária brasileira, pesquisa sobre o modo de vida e alimentação dos negros antigos e suas influências no modo de vida dos negros nos dias atuais (Professor de química com todas as turmas do ensino  médio).
Ø  Análise de imagens de Debret que retratam a escravidão no Brasil e suas consequências para a atualidade, confecções de painéis sobre a escravidão no Brasil colônia em contraposição com a escravidão vivida pelos negros na atualidade, apresentação de vídeos, resgate da religiosidade, suas crenças. (Professores de história e ensino religioso com as turmas do 6º ao 9º ano).
Ø  Pesquisa sobre as danças africanas e suas influências na cultura brasileira- (confecção de mural, professores de geografia do 6º ao 9º ano).
Ø  Confecção de jogos de mesa e tabuleiro (professores de educação física)
Ø  Visitação e intercambio a comunidade quilombola do Barro Preto no dia 20 de novembro/(Santa Maria de Itabira- distrito de Itabira. MG), realizados com os professores e alunos do Proeti (projeto de tempo integral na escola). A comunidade realizou na Escola local em consonância com a semana de resgate as raízes e história do quilombo, com suas lutas e resistências, nossos alunos puderam socializar seus trabalhos, participarem de oficinas de instrumentos, penteados afro e roda de capoeira, foi um dia de extrema importância para a troca de experiências e valorização das matrizes da nossa história.
Ø  A culminância realizou-se no dia 25 de novembro de 2013 nos turnos matutino e vespertino com vários atrativos; roda de capoeira, mostras culturais, apresentações, sala de jogos, teatros, desfile de amarrações e vestimentas afro e abrilhantou o nosso dia o MC N22 ( ex-aluno).
Conclui-se que o projeto de leitura revalorização das relações étnico- raciais foi uma oportunidade afim tecermos novas leituras ao que tange as formas de preconceito e discriminação por traz dos muros das escolas e também fora dele. Aprendemos também, que a escola tem o potencial de desmitificar todas as formas de estereótipos e práticas preconceituosas advindas do próprio ambiente escolar e familiar. Percebemos que o desenvolvimento do projeto foi útil para as discussões e debates entre os professores ao que diz respeito as nossas práticas cotidianas relacionados ao tema, foi um espaço propício à construção positiva da aceitação e importância de nos prepararmos para lidar com temas transversais como esse. Por fim, o projeto será aperfeiçoado em vista de torna-lo melhor e mais eficaz ao longo dos anos, nesse sentido ele é processo de construção contínuo e que vai atendo as necessidades apresentadas e que pode ser sanado em sala de forma transversal, o ideal é que o projeto torne uma discussão efetiva em todo o ano letivo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                       PROJETO REAVIVANDO VALORES- ENSINO RELIGIOSO
                                           Autor: Prof. Jhonatan dos Santos 
Metas:
1.  Proporcionar um espaço de escuta e partilha, interagindo assim com os alunos em vista de resignificar e reavivar os valores familiares, etc.
2.  Trazer a importância do sujeito participativo para a construção da personalidade e da cultura de paz.
3.  Desenvolver em sala a discussão acerca dos valores.
Atividades a serem desenvolvidas:
1º Passo: Recorte e colagem (buscar palavras que estilam e agregam valores).
2º Passo: Socializar com turma, partilha das palavras encontradas.

3º Passo: Confeccionar o mural dos valores e expor.
_____________________________________________________________________
                                            QUÍMICA E SEUS SÍMBOLOS
                                             Autor: Prof. Isac da Cunha

Turma: 3º ano do ensino médio

OBJETIVO: Conhecer os significados de diversos símbolos usados na comunicação visual.

MOTIVAÇÃO:
O acidente com Césio 137 na década de 80 em Goiânia, quando catadores entraram em Clínica abandonara e pegaram um material contendo Césio 137 (material radioativo) causando o pior acidente radioativo da história do Brasil. O conhecimento destes símbolos já elimina o fato de algum erro ser cometido por ignorância, falta de conhecimento.
_________________________________________________________________________________


PROJETO: FILOSOFANDO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA
ESCOLA ESTADUAL DA FAZENDA DA BETÂNIA – ITABIRA. MG

      ANO/ETAPA
           2014/1ª
IDEALIZADOR DO PROJETO: Prof. JHONATAN DOS SANTOS FERREIRA
É graduado em Filosofia presbiteral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas – Instituto de ciências humanas e teológica Dom João Resende Costa-IDJ
Pós Graduando em Gestão Escolar pela Universidade Verde Norte vinculada ao Instituto de Teologia e filosofia .. 
Professor de Filosofia, Sociologia e Cultura Religiosa na rede pública de ensino.
APRESENTAÇÃO: O projeto filosofando com a arte contemporânea tem como intuito centrar a sua atenção sobre uma proposta dinâmica para o ensino da filosofia da arte, contextualizando os conteúdos filosóficos com as determinantes linguagens de arte, principalmente as artes visuais modernas e contemporâneas. O projeto surgiu da necessidade de aproximar a disciplina de filosofia com a realidade e desejo dos educandos da Escola Estadual da Fazenda da Betânia em vivenciarem a experiência do contado com a arte moderna e contemporânea. Para isso, compreende-se que o ensino dos conteúdos de filosofia da arte e o contato com as expressões artísticas possam levar ao desenvolvimento de uma postura autônoma em sala de aula e na sociedade. Portanto, a arte e a filosofia contemplam uma missão substantiva para a formação educacional do individuo, uma vez que, buscam despertar para o pensar crítico, a sensibilidade e uma postura mais emancipadora e cidadã no contexto social ao qual estão inseridos. Acreditar que a arte é parte integrante na formação do homem é apostar em um pleno desenvolvimento do educando.
JUSTIFICATIVA: O que justifica o desenvolvimento desse projeto, é a necessidade de ofertar aos alunos do ensino médio da Escola Estadual da Fazenda da Betânia a oportunidade de terem contato com as realidades artísticas existentes. Estabelecendo uma intrínseca relação entre os campos do saber filosófico: o saber teórico desenvolvido em sala e a práxis (prática) que dá credibilidade as visitas guiadas, exposições, seminários e quaisquer outras formas de contato com a arte (é sairmos do campo teórico para o prático). O que nos levou a optarmos pelo Instituto INHOTIM, consiste em que por sua vez ele abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras artísticas e esculturas expostas ao ar livre, o seu conjunto de obras produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, que possibilitam a reflexão de modo atual sobre as questões da contemporaneidade.
OBJETIVOS:
Ø  Dinamizar o ensino da filosofia da arte e relacionar o saber teórico e prático
Ø  Estabelecer a práxis artística no cenário contemporâneo
Ø  Conhecer as diversas expressões artísticas existentes
Ø  Estabelecer e conhecer a expressão da arte contemporânea no cenário natural.
Ø  Aproximar os educandos ao conjunto de obras, produzidas por diferentes artistas, de tal forma a leva-los a refletirem que a arte é patrimônio artístico e formadora de cidadania.
DESENVOLVIMENTO/ETAPAS:
O projeto contempla duas etapas, a primeira corresponde ao estudo sobre a introdução da filosofia da arte, com atividades propostas em grupos de pesquisas, seminários, em que são lidos e debatidos textos sobre o tema referido.
Na segunda etapa, os estudantes realizaram visitas guiadas/ orientados pelos professores de filosofia e artes em centros culturais e eventos artísticos, apresentando relatórios critico- descritivos como uma maneira concreta de socialização das linguagens de arte observadas. Essa etapa objetiva produzir nos educandos um espaço de crescimento considerável do olhar responsável sobre o desenvolvimento do projeto, como forma concreta e de construção coletiva, pautada em uma metodologia investigativa e participativa, assim estaremos ofertando a possibilidade de direcionar o foco da investigação da filosofia da arte.
Essas etapas foram elaboradas na necessidade do enfoque da práxis filosófica, visando estabelecer uma interdicisplinaridade entre realidades e conteúdos, por meio da sensibilização, contextualização, problematização, análise crítica dos conteúdos e apresentações dos trabalhos como forma de socialização.
Viso ao elaborar esse projeto a ampliação do olhar filosófico e estéticos dos educandos, atingindo neles assim, uma postura transformadora e cidadã.

  Jhonatan dos Santos Ferreira


      Projeto registrado/ CNPQ






                                                                                               








Nenhum comentário:

Postar um comentário