PROJETOS COM DIREITOS AUTORAIS/ISBN
Diretora: Mirviane
Marcelo dos Santos
Superintendência Regional de Ensino de
Nova Era
Autor/professor: Jhonatan dos
Santos Ferreira ISBN: 978-85-86503-63-4
TÍTULO: Projeto de leitura Valorização das Relações étnico-raciais
O
projeto de leitura valorização das relações étnico-raciais surgiu da
necessidade de abordar de forma transversal a temática das relações étnico
raciais envolvendo todas as disciplinas, criando oportunidades para que toda a
comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro no Brasil e na
sua construção da cidadania plena. Além disso, colocar em discussão uma questão
tanto antiga quanto atual como o racismo e o antirracismo no Brasil,
desenvolvendo assim as competências de reflexão na identidade, de modo a pensar
e agir contra todas as formas de discriminação existentes nos ambientes
escolares e também fora dele. Ressaltando que a Escola está inserida em uma
realidade pertencente às comunidades quilombolas de Itabira. Para tanto, faz-se necessário à escola,
reverter esta situação adversa tecendo assim novas propostas, fazendo frente às
situações discriminatórias que crianças, jovens e adolescentes negros estão
expostos ao ambiente escolar e na sociedade como um todo. A Escola Estadual da Fazenda
da Betânia está inserida no Bairro Pedreira do Instituto, zona urbana da cidade
de Itabira- MG, com cerca de 5000 mil habitantes, o bairro carece de ações de
intervenções politicas e sociais. É um bairro com alto nível de vulnerabilidade
social e não conta com o trabalho efetivo de parcerias das entidades públicas
da cidade, deixando assim, grande parte do papel de socialização e formação
ética e também de inserção social sob a responsabilidade da escola, uma vez que
esta é também o único espaço de convivência e formação dos nossos educandos e
de toda a comunidade. Demos inicio aos trabalhos no mês de agosto de 2013 com a
socialização do projeto e sua implementação entre os meses de setembro e
outubro de 2013. Os trabalhos foram direcionados e acompanhados de forma
interdisciplinar, onde cada professor dentro de sua disciplina se
responsabilizou de realizar as atividades voltadas para a temática do projeto,
ressaltamos que fomos subsidiados pelos livros: Educação das relações Étnico-raciais e o Almanaque negro de Rosa
Margarida de Carvalho Rocha, e entre outras bibliografias que foram
surgindo ao longo do trabalho. As atividades foram pensadas em conjunto e os
professores se dispuseram a construir juntos um banco de atividades que serviu
de apoio para as atividades nas diversas disciplinas, a criatividade e o
espirito de colaboração fizeram parte do nosso dia a dia nas salas, nas
oficinas e na culminância. Das atividades desenvolvidas e responsáveis:
Ø O acompanhamento, orientações,
ciclos de debates, seminários temáticos e seleção de textos e subsídios
ficaram sob responsabilidade do idealizador do projeto, o professor Jhonatan
dos Santos Ferreira (filosofia e sociologia em todas as
turmas do ensino médio).
Ø Elaboração de um dicionário
ilustrado das palavras africanas inseridas na Língua
Portuguesa- (Professores de Português dos 6º anos).
Ø Pesquisas de textos sobre a
temática, reportagens e notícias para a criação de uma
coletânea de textos -(Professores de Português
dos 7º anos).
Ø Análise de gráficos e tabelas sobre
a população negra no Brasil-(As professoras de matemática do 6º e 7º ano, juntamente
com os alunos analisaram gráficos e tabelas de atividades matemáticas
relacionadas às questões raciais no Brasil).
Ø Biografia dos atletas negros
brasileiros, suas atividades físicas e sua
alimentação e cuidados com a saúde-(o professor de ciências do 7º e 8º anos realizou uma pesquisa sobre as
personalidades negras inseridas no esportes, bem como sua alimentação e
cuidados com a saúde).
Ø Origem da musicalidade negra:
a história do RAP –(A professora de Língua
Inglesa abordou com os alunos do 6º ao 9º ano sobre a musicalidade negra e
sua influência nos Estados Unidos e no Brasil. Realizaram tradução de letras de
rap e de cantores negros americanos e compararam com o perfil do rap
brasileiro).
Ø Comparação dos negros antigamente x
atualmente: seus modos de vida, hábitos alimentares
e higiênicos, elaboração de um mural com os pratos típicos africanos que foram
introduzidos na culinária brasileira, pesquisa sobre o modo de vida e
alimentação dos negros antigos e suas influências no modo de vida dos negros
nos dias atuais (Professor de química com
todas as turmas do ensino médio).
Ø Análise de imagens de Debret que
retratam a escravidão no Brasil e suas consequências
para a atualidade, confecções de painéis sobre a escravidão no Brasil colônia
em contraposição com a escravidão vivida pelos negros na atualidade,
apresentação de vídeos, resgate da religiosidade, suas crenças. (Professores de
história e ensino religioso com as
turmas do 6º ao 9º ano).
Ø Pesquisa sobre as danças africanas
e suas influências na cultura brasileira- (confecção de mural, professores de geografia do 6º ao 9º ano).
Ø Confecção de jogos de mesa e
tabuleiro (professores de educação física)
Ø Visitação e intercambio a
comunidade quilombola do Barro Preto no dia 20 de novembro/(Santa
Maria de Itabira- distrito de Itabira. MG), realizados com os professores e
alunos do Proeti (projeto de tempo integral na escola). A comunidade realizou
na Escola local em consonância com a semana de resgate as raízes e história do
quilombo, com suas lutas e resistências, nossos alunos puderam socializar seus
trabalhos, participarem de oficinas de instrumentos, penteados afro e roda de
capoeira, foi um dia de extrema importância para a troca de experiências e
valorização das matrizes da nossa história.
Ø A
culminância realizou-se no dia 25 de novembro de 2013 nos turnos matutino e
vespertino com vários atrativos; roda de capoeira, mostras culturais,
apresentações, sala de jogos, teatros, desfile de amarrações e vestimentas afro
e abrilhantou o nosso dia o MC N22 ( ex-aluno).
Conclui-se que o
projeto de leitura revalorização das relações étnico- raciais foi uma
oportunidade afim tecermos novas leituras ao que tange as formas de preconceito
e discriminação por traz dos muros das escolas e também fora dele. Aprendemos
também, que a escola tem o potencial de desmitificar todas as formas de
estereótipos e práticas preconceituosas advindas do próprio ambiente escolar e
familiar. Percebemos que o desenvolvimento do projeto foi útil para as
discussões e debates entre os professores ao que diz respeito as nossas
práticas cotidianas relacionados ao tema, foi um espaço propício à construção
positiva da aceitação e importância de nos prepararmos para lidar com temas
transversais como esse. Por fim, o projeto será aperfeiçoado em vista de
torna-lo melhor e mais eficaz ao longo dos anos, nesse sentido ele é processo
de construção contínuo e que vai atendo as necessidades apresentadas e que pode
ser sanado em sala de forma transversal, o ideal é que o projeto torne uma
discussão efetiva em todo o ano letivo.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO REAVIVANDO VALORES- ENSINO RELIGIOSO
Autor: Prof. Jhonatan dos Santos
Metas:
1. Proporcionar
um espaço de escuta e partilha, interagindo assim com os alunos em vista de
resignificar e reavivar os valores familiares, etc.
2. Trazer
a importância do sujeito participativo para a construção da personalidade e da
cultura de paz.
3. Desenvolver
em sala a discussão acerca dos valores.
Atividades a serem desenvolvidas:
1º Passo:
Recorte e colagem (buscar palavras que estilam e agregam valores).
2º Passo:
Socializar com turma, partilha das palavras encontradas.
3º
Passo: Confeccionar o mural dos valores e expor.
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QUÍMICA E SEUS SÍMBOLOS
Autor: Prof. Isac da Cunha
Turma: 3º ano do ensino médio
OBJETIVO: Conhecer os significados de diversos símbolos usados na
comunicação visual.
MOTIVAÇÃO:
O acidente com Césio 137 na década de 80 em Goiânia, quando catadores
entraram em Clínica abandonara e pegaram um material contendo Césio 137 (material
radioativo) causando o pior acidente radioativo da história do Brasil. O
conhecimento destes símbolos já elimina o fato de algum erro ser cometido por
ignorância, falta de conhecimento.
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PROJETO: FILOSOFANDO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA
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ESCOLA
ESTADUAL DA FAZENDA DA BETÂNIA – ITABIRA. MG
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ANO/ETAPA
2014/1ª
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IDEALIZADOR DO PROJETO: Prof. JHONATAN DOS SANTOS FERREIRA
É graduado em Filosofia presbiteral
pela Pontifícia Universidade Católica de Minas – Instituto de ciências
humanas e teológica Dom João Resende Costa-IDJ
Pós Graduando em Gestão Escolar pela
Universidade Verde Norte vinculada ao Instituto de Teologia e filosofia ..
Professor de Filosofia, Sociologia e
Cultura Religiosa na rede pública de ensino.
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APRESENTAÇÃO:
O
projeto filosofando com a arte contemporânea tem como intuito centrar a sua
atenção sobre uma proposta dinâmica para o ensino da filosofia da arte,
contextualizando os conteúdos filosóficos com as determinantes linguagens de
arte, principalmente as artes
visuais modernas e contemporâneas. O
projeto surgiu da necessidade de aproximar a disciplina de filosofia com a
realidade e desejo dos educandos da Escola Estadual da Fazenda da Betânia em
vivenciarem a experiência do contado com a arte moderna e contemporânea.
Para isso, compreende-se que o ensino dos conteúdos de filosofia da arte e o
contato com as expressões artísticas possam levar ao desenvolvimento de uma
postura autônoma em sala de aula e na sociedade. Portanto, a arte e a
filosofia contemplam uma missão substantiva para a formação educacional do
individuo, uma vez que, buscam despertar para o pensar crítico, a
sensibilidade e uma postura mais emancipadora e cidadã no contexto social ao
qual estão inseridos. Acreditar que a arte é parte integrante na formação do
homem é apostar em um pleno desenvolvimento do educando.
JUSTIFICATIVA: O
que justifica o desenvolvimento desse projeto, é a necessidade de ofertar aos
alunos do ensino médio da Escola Estadual da Fazenda da Betânia a
oportunidade de terem contato com as realidades artísticas existentes. Estabelecendo
uma intrínseca relação entre os campos do saber filosófico: o saber teórico desenvolvido em sala e
a práxis (prática) que dá
credibilidade as visitas guiadas, exposições, seminários e quaisquer outras
formas de contato com a arte (é sairmos do campo teórico para o prático). O
que nos levou a optarmos pelo Instituto INHOTIM, consiste em que por sua vez
ele abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com
obras artísticas e esculturas expostas ao ar livre, o seu conjunto de obras
produzidas por artistas de diferentes partes do mundo, que possibilitam a
reflexão de modo atual sobre as questões da contemporaneidade.
OBJETIVOS:
Ø Dinamizar
o ensino da filosofia da arte e relacionar o saber teórico e prático
Ø Estabelecer
a práxis artística no cenário contemporâneo
Ø Conhecer
as diversas expressões artísticas existentes
Ø Estabelecer
e conhecer a expressão da arte contemporânea no cenário natural.
Ø Aproximar
os educandos ao conjunto de obras, produzidas por diferentes artistas, de tal
forma a leva-los a refletirem que a arte é patrimônio artístico e formadora
de cidadania.
DESENVOLVIMENTO/ETAPAS:
O
projeto contempla duas etapas, a
primeira corresponde ao estudo sobre a introdução da filosofia da arte,
com atividades propostas em grupos de pesquisas, seminários, em que são lidos
e debatidos textos sobre o tema referido.
Na
segunda etapa, os estudantes
realizaram visitas guiadas/ orientados pelos professores de filosofia e artes
em centros culturais e eventos artísticos, apresentando relatórios critico-
descritivos como uma maneira concreta de socialização das linguagens de arte
observadas. Essa etapa objetiva produzir nos educandos um espaço de crescimento
considerável do olhar responsável sobre o desenvolvimento do projeto, como
forma concreta e de construção coletiva, pautada em uma metodologia
investigativa e participativa, assim estaremos ofertando a possibilidade de
direcionar o foco da investigação da filosofia da arte.
Essas
etapas foram elaboradas na necessidade do enfoque da práxis filosófica,
visando estabelecer uma interdicisplinaridade entre realidades e conteúdos,
por meio da sensibilização, contextualização, problematização, análise
crítica dos conteúdos e apresentações dos trabalhos como forma de
socialização.
Viso
ao elaborar esse projeto a ampliação do olhar filosófico e estéticos dos
educandos, atingindo neles assim, uma postura transformadora e cidadã.
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